Publicação:

Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

Missão:

Contribuir para o entendimento do comportamento e da cognição, sob as tradições da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitiva, publicando artigos de pesquisa básica, conceitual e aplicada.

Chamada de Artigos - Seção Especial sobre História e Ensino da Análise do Comportamento

2021-01-18

Em 1961, Fred Keller veio ao Brasil atuar como professor visitante na Universidade de São Paulo e começou o ensino, a pesquisa e a disseminação da Análise do Comportamento no país. Sua atuação na formação da primeira geração de analistas do comportamento e sua colaboração com brasileiros no desenvolvimento do Sistema Personalizado de Ensino (Personalized System of Instruction - PSI) deixaram marcas indeléveis na psicologia nacional e na história das tecnologias de ensino. A Análise do Comportamento no Brasil, desde seus primórdios, tem se preocupado com o ensino e disseminação dessa ciência e, coerentemente, se preocupa em fazer isso seguindo os princípios comportamentais advindos da própria área.

Em 1991, surge a Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC - hoje Associação Brasileira de Ciências do Comportamento), a principal instituição dedicada ao desenvolvimento da Análise do Comportamento no país e uma das maiores do mundo. É difícil superestimar o papel da ABPMC na formação de analistas do comportamento no país, por meio, por exemplo, da publicação da coleção Comportamento em Foco (anteriormente denominada Sobre Comportamento e Cognição) e da própria Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, além da realização dos seus encontros anuais.

Em 2021, portanto, completam-se 60 anos da introdução da Análise do Comportamento no Brasil e 30 anos da ABPMC. Trata-se de uma data comemorativa que chama a comunidade a uma reflexão sobre os caminhos percorridos e sobre como temos ensinado a Análise do Comportamento às gerações atuais e futuras no Brasil e no mundo. Sim, pois é claro que a Análise do Comportamento no Brasil não é uma ilha. Nossa história e o ensino da área se entrelaçam com os de outras perspectivas teóricas, com a da Psicologia e com pessoas, instituições e movimentos ocorridos em outros países. Nesse contexto, a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, editada pela ABPMC, convida a todos a submeterem manuscritos à sua Seção Especial sobre História e Ensino da Análise do Comportamento, a ser publicada em seu volume de fluxo contínuo do ano de 2021.

Incentivamos especialmente a submissão de:

    • pesquisas originais historiográficas sobre a Análise do Comportamento no Brasil e a ABPMC;
    • pesquisas originais sobre o ensino da Análise do Comportamento no Brasil; e
    • pesquisas originais sobre tecnologias de ensino desenvolvidas ou aplicadas no Brasil.

Mas também serão muito bem-vindas submissões de:

    • trabalhos de quaisquer modalidades (i.e., revisões sistemáticas de literatura, artigos conceituais, estudos de caso e traduções de artigos clássicos) sobre a história e o ensino da Análise do Comportamento no restante do mundo e de suas relações com outras perspectivas teóricas.

Para essa seção especial, serão incluídos no rol de artigos conceituais: artigos metodológicos sobre pesquisa histórica, memórias e ensaios sobre a história da Análise do Comportamento.

Os autores interessados devem realizar a submissão normalmente por meio do sistema online da RBTCC, mas devem indicar, durante a submissão e também na Folha de Rosto com Identificação, tratar-se de submissão para a Seção Especial sobre História e Ensino da Análise do Comportamento. A tramitação dos manuscritos seguirá os procedimentos utilizados regularmente pela RBTCC. O prazo de submissão é de 18/01/2021 a 07/09/2021.

v. 22 (2020): Fluxo Contínuo

Publicado: 2020-09-11

Transferência de Função de Estímulo na Resolução de Problemas do Tipo Insight em Ratos

Rubilene Pinheiro Borges, Dayanna Gomes Santos, Marcus Bentes Carvalho Neto

Contingências instrucionais em uma classe de educação infantil

O que tem sido ensinado?

Caroline Vieira Pacheco, Claudia Daiane Batista Bettio, Andréia Schmidt

Utilizando o Go-IRAP para mensurar vieses raciais em policiais

Midiã de Souza Pereira, Bruna Colombo dos Santos

Equivalência de estímulos elucida como propagandas influenciam o comportamento alimentar infantil

Keylla Lima Ribeiro, Thaysa Silva Magalhães, Mykaelle Dores de Souza Costa, Yasmin Nascimento Oliveira, Marcelo Henrique de Oliveira Henklain, Rafael Vilas Boas Garcia

Efeitos de uma intervenção em comportamento moral para crianças do Programa “Escola da Família”

Evandro Wesley da Costa, Anderson Jonas das Neves, Marina Souto Lopes Bezerra de Castro

Efeitos de reforçadores de magnitude aumentada e do controle aversivo na manutenção do seguimento de regras em estudantes universitários

Mariéle Diniz Cortez, Mayara da Silva Ferreira, Paola Martins Pedroso de Lima, Matheus Gabriel Alves da Silva; Maria de Jesus Dutra dos Reis

Avaliação Funcional Indireta do Transtorno Obsessivo-Compulsivo no contexto clínico

Paola Esposito de Moraes Almeida, Nilza Micheletto, Luisa Jotten

Avaliação Funcional e a sua Prática em Contextos Aplicados

Ilma A. Goulart de Souza Britto, Roberta Maia Marcon, Iran Johnathan S. Oliveira

Outras funções do reforçador

reflexões sobre a descrição do reforçamento

Lorismario Ernesto Simonassi, João Lucas Bernardy, José Vinícius Bernardy

Manejo de Contingência Bancário

Reduzindo custos e aumentando a eficácia do Manejo de Contingência no tratamento dos Transtornos por Uso de Substância

André Queiroz Miguel, Viviane Simões, Rodolfo Yamauchi, Clarice S. Madruga, Claudio J. da Silva, Ronaldo R. Laranjeira, John M. Roll, Jair J. Mari, Sterling McPherson
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SPECIAL EDITION: THIRD WAVE BEHAVIOR THERAPY

The Brazilian Journal of Behavioral and Cognitive Therapy (RBTCC) is published by the Brazilian Association of Behavioral Psychology and Medicine (ABPMC). The mission of the journal is to contribute to the understanding of behavior and cognition, under the traditions of Behavior Analysis and Cognitive Therapy, by publishing articles of basic, conceptual, and applied research studies.