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Chamada de Artigos - Seção Especial sobre História e Ensino da Análise do Comportamento

2021-01-18

Em 1961, Fred Keller veio ao Brasil atuar como professor visitante na Universidade de São Paulo e começou o ensino, a pesquisa e a disseminação da Análise do Comportamento no país. Sua atuação na formação da primeira geração de analistas do comportamento e sua colaboração com brasileiros no desenvolvimento do Sistema Personalizado de Ensino (Personalized System of Instruction - PSI) deixaram marcas indeléveis na psicologia nacional e na história das tecnologias de ensino. A Análise do Comportamento no Brasil, desde seus primórdios, tem se preocupado com o ensino e disseminação dessa ciência e, coerentemente, se preocupa em fazer isso seguindo os princípios comportamentais advindos da própria área.

Em 1991, surge a Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC - hoje Associação Brasileira de Ciências do Comportamento), a principal instituição dedicada ao desenvolvimento da Análise do Comportamento no país e uma das maiores do mundo. É difícil superestimar o papel da ABPMC na formação de analistas do comportamento no país, por meio, por exemplo, da publicação da coleção Comportamento em Foco (anteriormente denominada Sobre Comportamento e Cognição) e da própria Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, além da realização dos seus encontros anuais.

Em 2021, portanto, completam-se 60 anos da introdução da Análise do Comportamento no Brasil e 30 anos da ABPMC. Trata-se de uma data comemorativa que chama a comunidade a uma reflexão sobre os caminhos percorridos e sobre como temos ensinado a Análise do Comportamento às gerações atuais e futuras no Brasil e no mundo. Sim, pois é claro que a Análise do Comportamento no Brasil não é uma ilha. Nossa história e o ensino da área se entrelaçam com os de outras perspectivas teóricas, com a da Psicologia e com pessoas, instituições e movimentos ocorridos em outros países. Nesse contexto, a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, editada pela ABPMC, convida a todos a submeterem manuscritos à sua Seção Especial sobre História e Ensino da Análise do Comportamento, a ser publicada em seu volume de fluxo contínuo do ano de 2021.

Incentivamos especialmente a submissão de:

    • pesquisas originais historiográficas sobre a Análise do Comportamento no Brasil e a ABPMC;
    • pesquisas originais sobre o ensino da Análise do Comportamento no Brasil; e
    • pesquisas originais sobre tecnologias de ensino desenvolvidas ou aplicadas no Brasil.

Mas também serão muito bem-vindas submissões de:

    • trabalhos de quaisquer modalidades (i.e., revisões sistemáticas de literatura, artigos conceituais, estudos de caso e traduções de artigos clássicos) sobre a história e o ensino da Análise do Comportamento no restante do mundo e de suas relações com outras perspectivas teóricas.

Para essa seção especial, serão incluídos no rol de artigos conceituais: artigos metodológicos sobre pesquisa histórica, memórias e ensaios sobre a história da Análise do Comportamento.

Os autores interessados devem realizar a submissão normalmente por meio do sistema online da RBTCC, mas devem indicar, durante a submissão e também na Folha de Rosto com Identificação, tratar-se de submissão para a Seção Especial sobre História e Ensino da Análise do Comportamento. A tramitação dos manuscritos seguirá os procedimentos utilizados regularmente pela RBTCC. O prazo de submissão é de 18/01/2021 a 07/09/2021.

A RBTCC é A4 - Avaliação parcial Qualis-Periódicos (2017-2018)

2019-07-24

É com enorme satisfação que nossa equipe editorial comunica que agora a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) subiu para o conceito A4 na avaliação da Qualis-Periódicos, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação no Brasil. A avaliação é parcial e apurou os anos de 2017 e 2018, sendo referente ao quadriênio de 2017-2020.

Esse resultado é o produto do trabalho exaustivo e coordenado de todos os autores que submeteram seus excelentes manuscritos, pareceristas Ad Hoc que contribuíram com a suas cuidadosas ponderações, diagramadores, revisores de idiomas e as diretorias e conselho da ABPMC que nos dão suporte. A RBTCC é um empreendimento de todos os que devotaram seu trabalho pela Análise do Comportamento brasileira, e segue sendo notadamente uma das principais publicações em língua portuguesa (mas não somente!) das áreas comportamental e cognitiva.

Seguimos trabalhando interruptamente para a melhoria da qualidade da nossa querida revista.

[RBTCC] FINALIZADA A PUBLICAÇÃO DO V20N2 - 2018

2018-09-05

[Confira a edição no http://rbtcc.webhostusp.sti.usp.br/index.php/RBTCC]

EDITORIAL

Atualizações do processamento editorial

Neste momento da publicação do V20N2, temos a feliz satisfação de comunicar três mudanças recentes que, ao nosso ver, são fundamentais para a atualização editorial da revista.

Primeiramente, muito nos alegra informar que a revista ganhou nova atualização do sistema eletrônico. Nosso Open Journal Systems (OJS) foi recentemente atualizado para a versão 3, mais moderna e funcional.

Aproveitamos o ensejo do upgrade para também mudar a arte da revista, que ganhou nova logo e cores. Esperamos que as novas funcionalidades sejam facilmente notadas nos acessos às plataformas móvel e fixa.

Informamos orgulhosamente a segunda mudança: todos os artigos já publicados na RBTCC ganharam seus códigos DOI. O DOI, de Digital Object Identifier, é um código padrão que possibilita um link permanente de um documento digital publicado. Uma vez atribuído um DOI, não há a possibilidade de alteração, independentemente de possíveis mudanças na URL do site da revista. Assim, as versões dos artigos publicados em HTML e PDF serão sempre identificadas por um mesmo DOI. A aplicação do DOI definitivamente colocará a revista no rumo certo para a tão desejada internacionalização.

Por fim, a RBTCC passou a funcionar sob o sistema de processamento editorial conhecido como online first. Essa tem sido a forma com que muitas revistas trabalham em sintonia com os prazos editoriais rigorosos, a exemplo da renomada revista Animal Behavior. No sistema online first, o manuscrito é logo publicado online depois de recebidas as correções da prova, visando a agilizar a sua pontualidade. Esta é a primeira publicação oficial citável com o DOI, ainda que sem a sua paginação. Encerrado o período da edição, todos os artigos online first passam a compor a edição recém-fechada. Assim, depois de finalizada a edição, o artigo já pode ser citado pelo seu volume/número e paginação. Hoje os principais indexadores de periódicos científicos têm exigido pontualidade na publicação das edições, e a RBTCC não está insensível a essa exigência.

Com essas mudanças anunciadas, publicamos, portanto, o V20N2! Abrimos a edição com as pesquisas originais.

Daniely Pereira, Vanessa Camargo e Patricia Aoyama apresentam um estudo com o objetivo de identificar as variáveis que podem afetar a permanência de mulheres em relacionamentos abusivos.

Fabiane Pereira, Grauben Assis, Francisco Neto e Ana Verdu conduziram um estudo com o objetivo de verificar o número de exposições necessárias ao procedimento de Instrução com Múltiplos Exemplares (MEI) para a emergência do repertório de nomeação bidirecional em uma menina de 13 anos com implante coclear há 1 ano.

Letícia de Paula, Luiza Ferreira, Lorismário Simonassi e Thaíssa Pontes investigaram como os contextos, verbal (instrução) e não verbal (figuras), exerceram controle sobre as respostas verbais em um episódio verbal total. Participaram do estudo cinco universitários.

Dois artigos conceituais figuram nesta edição.

Patricia Moraes e Gabriel de Luca propõem uma análise teórica identificando e discutindo classes de comportamentos de um terapeuta analítico-comportamental ao intervir em comportamentos depressivos em contexto clínico.

Tatiana Haendel e Patrícia Alvarenga analisaram a tolerância ao atraso do reforçador como uma possível cunha comportamental precursora do autocontrole. Os autores utilizaram textos de Skinner e artigos de outros analistas do comportamento que discutem os construtos de autocontrole, desenvolvimento humano e cunha comportamental.

Apresentamos, também, uma interessante revisão sistemática de literatura envolvendo análise do comportamento e esporte.

Matheus Elias, Jonas Gamba e Silvia Souza realizaram uma revisão da literatura sobre intervenções com feedback em vídeo com o objetivo de caracterizar os atletas e o tipo de comportamento que vem sendo pesquisado.

Por último, Marisa Richartz, Marcia Gon e Robson Zazula apresentam um estudo de caso envolvendo a avaliação comportamental do repertório de uma adolescente com tricotilomania. Participaram do estudo uma adolescente e sua mãe.

É da nossa melhor expectativa que as mudanças implementadas a partir deste número tragam maior visibilidade e – por que não? – representatividade às pesquisas publicadas.

Paulo Abreu, Editor-Chefe

Pedro Faleiros 
Hernando Borges 
Fabiane Ferraz Silveira Fogaça
Olivia Gamarra 
Fernanda Oda
Editores Associados