Efeitos de reforçadores de magnitude aumentada e do controle aversivo na manutenção do seguimento de regras em estudantes universitários

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Mariéle Diniz Cortez
Mayara da Silva Ferreira
Paola Martins Pedroso de Lima
Matheus Gabriel Alves da Silva
Maria de Jesus Dutra dos Reis

Resumo

Este estudo avaliou os efeitos da magnitude aumentada do reforço positivo (ganho de pontos) e do controle aversivo (perda de pontos) no seguimento de regras. Participaram 16 universitários expostos a uma tarefa de matching-to-sample. Os participantes, divididos em dois grupos, deveriam selecionar um de dois estímulos-comparação na presença de um estímulo contextual. No Grupo Ganho, iniciava-se a sessão com zero pontos e cada acerto produzia três pontos; no Grupo Perda, iniciava-se a sessão com 80 pontos e cada erro produzia a perda de um ponto. Foram realizadas 80 tentativas divididas em quatro blocos. Nos Blocos C1 e C2, as contingências eram correspondentes às regras; nos Blocos D1 e D2 eram discrepantes. O Grupo Perda apresentou média de acertos significativamente maior que o Grupo Ganho nos blocos discrepantes. A magnitude aumentada do reforço não se igualou aos efeitos do controle aversivo em relação ao abandono do seguimento de regras, confirmando estudos prévios.

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Como Citar
Cortez, M. D., Ferreira, M. da S., de Lima, P. M. P., da Silva, M. G. A., & dos Reis, M. de J. D. (2021). Efeitos de reforçadores de magnitude aumentada e do controle aversivo na manutenção do seguimento de regras em estudantes universitários. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 22(1). https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1409
Seção
Pesquisas originais