Treino de Operantes Verbais no Ensino de Vocabulário em uma Segunda Língua: Revisão Sistemática de Estudos Experimentais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Karina Silva
Christian Vichi
Leonardo Sampaio

Resumo

Esta revisão sistemática compilou os resultados de experimentos que avaliaram o treino de operantes verbais na aquisição de vocabulário em um segundo idioma. Foram consultadas as bases de dados Medline Complete, Pubmed, PsycINFO e Web of Science, no dia 07 de janeiro de 2021, sem delimitação de ano de publicação. As palavras-chave utilizadas foram: “verbal operant*”, “mand”, “tact”, “intraverbal”, “echoic”, “textual behavior”, “taking dictation”, “dictation-taking”, “autoclitic”, “second language", "foreign language", "bilingualism" e "bilingual". Foram incluídos 18 artigos, totalizando na análise de 21 experimentos. Os resultados apresentam evidências de eficácia do treino de tato e de intraverbais na aquisição de vocabulário em língua estrangeira, incluindo relações emergentes. Os resultados do treino de ouvinte são menos consistentes. Há escassez de estudos avaliando os treinos de ecoico, mando e autoclítico. Esta revisão avança ao sistematizar evidências que apontam para a eficácia de técnicas comportamentais no ensino de vocabulário em uma segunda língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, K., Vichi, C., & Sampaio, L. (2021). Treino de Operantes Verbais no Ensino de Vocabulário em uma Segunda Língua: Revisão Sistemática de Estudos Experimentais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1-15. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1574
Seção
Revisões sistemáticas de literatura