O estudo da surdez e deficiência auditiva nas Terapias Cognitivos-Comportamentais uma revisão sistemática da literatura

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Valéria Maria Azevedo Guimarães
Joilson Pereira da Silva

Resumo

O presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura referente a estudos das Terapias Cognitivo-Comportamentais, acerca da comunidade surda e deficiente auditiva. Para isso, foi efetuada a busca nas bases de dados SciELO.org, PePSIC, LILACS, PsycINFO (APA), Scopus (Elsevier), PUBMED e Web of Science, por meio da plataforma Periódicos CAPES. Os descritores “surdos” e “deficientes auditivos” foram combinados com termos relacionados às Terapias Cognitivo-Comportamentais. Os idiomas definidos foram o português, o inglês e o espanhol e as buscas ocorreram em abril de 2020. Adicionalmente, os 10 estudos analisados foram separados por categorias, de acordo com a amostra pesquisada (surdos e deficientes auditivos), e apontaram para a possibilidade de atender pessoas surdas e deficientes auditivas, adaptando as intervenções às suas singularidades. Ademais, os artigos sugerem novas pesquisas longitudinais acerca da saúde mental dessa população.

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Como Citar
Guimarães, V. M. A., & Silva, J. P. (2021). O estudo da surdez e deficiência auditiva nas Terapias Cognitivos-Comportamentais: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–27. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1487
Seção
Revisões sistemáticas de literatura