Uma homenagem a João Claudio Todorov O luto e a morte na perspectiva da Análise do Comportamento

Conteúdo do artigo principal

Ana Karina Curado Rangel de Farias
Flávia Nunes Fonseca
Lorena Bezerra Nery
Ana Elisa Valcacer-Coelho
Cristiano Coelho
Reginaldo Pedroso
Samuel de Araujo Fonseca
Matheus Andrade
Bárbara Adrielle Gomes da Silva
Karla Cristina Nunes Félix Gomes
Louanne Emanuelle Rufino de Almeida
Hellen Ormond
Vivian Figueiredo
Viviane Alonso de Paula Sperandio

Resumo

Abordar os temas morte e luto não é tarefa fácil, embora imprescindível para psicólogos. Esses assuntos se tornam ainda mais relevantes em situações de grande crise (como num contexto de pandemia) e, também, quando falamos da morte de pessoas famosas, por conta da comoção gerada pela perda. O luto é um processo comportamental complexo e, em seu tratamento, o indivíduo deverá aceitar a realidade da perda e aprender a viver em um mundo sem a presença física daquela pessoa, entrando em contato com novos reforçadores. A redação deste artigo foi motivada pela triste partida de João Claudio Todorov, analista do comportamento, professor, gestor, divulgador da ciência. Sua trajetória foi e continuará sendo inspiradora a analistas dos comportamentos por muito tempo e, por isso, é brevemente mencionado no artigo em seguir. Esperamos manter contato com seu legado, e que isso continue a influenciar tantos profissionais de nossa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
de-Farias, A. K. C. R., Fonseca, F. N., Nery, L. B., Valcacer-Coelho, A. E., Coelho, C., Pedroso, R., Fonseca, S. A., Andrade, M., Silva, B. A. G., Gomes, K. C. N. F., Almeida, L. E. R., Ormond, H., Figueiredo, V., & Sperandio, V. A. P. (2022). Uma homenagem a João Claudio Todorov: O luto e a morte na perspectiva da Análise do Comportamento. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–16. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1687
Seção
Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento
Biografia do Autor

Ana Karina Curado Rangel de Farias, Centro de Atenção Multiprofissional (CaMtos); Consultoria e Treinamento em Análise do Comportamento Ltda (EncaMtos)

Possui Graduação em Psicologia (1998) e Mestrado em Psicologia, Processos Comportamentais, pela Universidade de Brasília (2001). Atua principalmente nos temas Análise Comportamental Clínica, comportamento social e Psicologia da Saúde. É co-organizadora dos três volumes de "Skinner vai ao cinema" (Instituto Walden4) e de e "Teoria e formulação de casos em Análise Comportamental Clínica" (Artmed, 2018). É organizadora de "Análise Comportamental Clínica: Aspectos Teóricos e Estudos de Caso" (Artmed, 2010), e de "Ciências da Saúde: O trabalho de equipes multiprofissionais" (Juruá, 2019).