Capacitação de professores em Gamificação e em Aprendizagem Baseada em Jogos uma revisão integrativa da literatura

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Fabiana Paula Fieldkircher
Silvia Regina de Souza

Resumo

Esta revisão buscou investigar como têm sido desenvolvidas e avaliadas as capacitações de professores em Gamificação e Aprendizagem Baseada em Jogos, a partir da sistematização de pesquisas empíricas sobre o tema, produzidas entre os anos de 2010 e 2020. Foram feitas buscas usando as palavras-chave: teacher, professional development, teacher training, teacher education, game-based learning, education, gamification, nas bases de dados EBSCO, ERIC, PsycINFO, ScienceDirect, Web of Science e Banco de Teses e Dissertações da CAPES. O banco de dados final foi composto por 10 estudos. Os resultados indicam que a maioria dos estudos não apresenta fundamentação em teorias da aprendizagem, há pouca clareza sobre quais são os objetivos de aprendizagem, além de utilizarem delineamentos pouco controlados, em detrimento dos experimentais. O estado da arte aponta para a necessidade de que mais pesquisas sejam realizadas sobre o tema com a utilização de fundamentação teórica adequada e delineamentos de pesquisa mais sofisticados.

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Como Citar
Fieldkircher, F. P., & Souza, S. R. (2022). Capacitação de professores em Gamificação e em Aprendizagem Baseada em Jogos: uma revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 24(1), 1–26. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1724
Seção
Revisões sistemáticas de literatura